A Reabilitação Pulmonar é uma intervenção integral baseada em evidências, composta por treinamento físico, educação e estratégias para promover mudanças comportamentais. Tem como objetivo: melhorar a condição física e emocional de pacientes com doenças respiratórias crônicas e promover adesão, a longo prazo, a comportamentos que fazem muito bem à saúde (ATS/ERS, 2013).
Pacientes portadores de doença crônica pulmonar vivem com a respiração muito limitada o que causa desconforto e LIMITAÇÃO da mobilidade, perdendo a capacidade de viver regularmente. O uso de medicamentos apropriados e a prática de atividade física promovem boa qualidade de vida e oferecem aos serviços de saúde um custo efetividade do tratamento muito vantajoso.
A atividade poderá ser informal, praticada diariamente, ou por prescrição de sessões de Reabilitação Pulmonar.
A atividade poderá ser informal, praticada diariamente, ou por prescrição de sessões de Reabilitação Pulmonar.
Mesmo sabendo-se disso essa prescrição ainda está sendo sub-usada. Na visão da European Respiratory Society, experts discutem o quanto essa atividade reduz hospitalizações e representa economia, enquanto os pacientes constatam o quanto se beneficiam com essa atividade e melhoram a qualidade de vida.
Os benefícios do exercício na medicina respiratória por Thierry Troosters
Saiba mais: http://j.mp/Reab_Pulmo