Segundo levantamento feito pela uma empresa de soluções em saúde corporativa, a dor lombar foi, em 2015, o fator que mais afastou os trabalhadores de suas atividades profissionais. É o terceiro ano consecutivo que o problema aparece nessa posição.
Já a dengue ocupou o quinto lugar no levantamento, desbancando, assim, a dor de cabeça. Entre 2014 e o último ano, a doença subiu nada menos do que 36 posições no ranking, surgindo como uma das principais causas de afastamentos de até 15 dias. Para ter ideia, ela atingiu 2,5% dos colaboradores.
A dor lombar é sentida na parte mais baixa da coluna, próximo à bacia. Em cerca de 95% dos casos, a causa da dor é postural ou decorrente de algum movimento incorreto. Quando se torna crônica, prejudica a qualidade de vida, levando à incapacidade. Em casos de hérnia de disco, é comum ser acompanhada por dor e dormência nas pernas.
Causas: em geral, ocorrem devido ao “mau jeito”, uma distensão no músculo na hora de pegar objetos oucarregar peso, e pelo excesso de tensão. Casos crônicos são causados por sobrecarga frequente (trabalho ou esporte que exijam dessa parte do corpo) ou envelhecimento, que provoca um desgaste natural nos discos.
Diagnóstico: em geral, apenas a conversa com o médico e o exame físico são suficientes para diagnosticar o problema. É comum o médico pedir uma radiografia para descartar fraturas ou avaliar desvios na coluna, como a hiperlordose. Exames de ressonância magnética ou tomografias ajudam em casos complexos ou quando há hérnia de disco, para avaliar a pressão sobre o nervo. Exames de sangue podem ser solicitados se houver suspeita de infecção. O exame de densitometria óssea ajuda a saber se há osteoporose.
Tratamento: na fase de dor aguda, usam-se analgésicos ou anti-inflamatórios. Compressas quentes ou adesivos com medicamento podem ajudar. A fisioterapia é indicada para aprender a se movimentar corretamente e fortalecer os músculos que sustentam a coluna com exercícios próprios. A cirurgia é indicada para a minoria (cerca de 5%) dos casos de hérnia de disco. O médico deve estar atento a: caso a pessoa tenha outros sintomas, como perda de peso inexplicável e dor que não diminui com o repouso, é preciso verificar outras condições: pedras nos rins, espondilite, osteoartrite,fraturas, tumores etc.
Hérnia de disco e dor ciática
O ciático é o nervo mais longo do corpo: inicia na lombar, passa pelos glúteos, pernas e vai até os pés. A hérnia de disco é a causa comum, e ela ocorre quando essa estrutura da coluna (serve de amortecedor entre os ossos), sai do lugar e pressiona o nervo. A maioria dos casos ocorre na região lombar, mais próxima à bacia.
Fonte: MdeMulher | Viva Saúde
Foto: Rodrigo Damati
Bom site.
Há certos vícios que se curam só com adequado tratamento médico.
Interessante.
Ia usar isso para pegar um atestado .. mais na verdade sinto muita dor nas costas e lombar #preciso mesmo ir ao médico
Estou esperando uma cirurgia de coluna a quase um ano e nada só to no medicamento