O aumento de problemas respiratórios nesta época do ano se intensifica por conta das grandes oscilações de temperatura e também pela tendência da maioria de se manter confinado. Mudanças bruscas na temperatura facilitam a proliferação de vírus causadores de infecções nas vias respiratórias.
Os quadros mais comuns nesse período são rinite, sinusite, otite, asma e bronquite. Muitos pacientes também desenvolvem resfriados e gripes.
Pacientes com sinusite ou rinite, por exemplo, se passarem muito tempo em locais fechados com ar condicionado ou ventiladores podem ter uma
Para evitar os problemas causados pela mudança no clima, é recomendada hidratação correta e alimentação rica em frutas e verduras. Deve-se permitir que o ar circule em ambientes fechados e lembrar-se sempre de praticar exercícios, pois eles melhoram a capacidade respiratória.piora expressiva, porque a poeria se acumula e espalha no ambiente.Como os sintomas dessas doenças são semelhantes, é preciso buscar orientação médica. Em geral, as queixas são de coriza, febre, tosse, mal-estar, congestionamento nasal, dor no corpo, dor na garganta e dor no ouvido. Alguns casos mais severos apresentam até mesmo sangramento nasal.
Fonte: SPBT – 03/02/2016