“O Guia de Bolso para controle da asma na Atenção Primária (PROAICA).
O Pulmocenter oferece um dos serviços mais tradicionais de Reabilitação Pulmonar do Ceará!
A atividade poderá ser informal, praticada diariamente, ou por prescrição de sessões de Reabilitação Pulmonar.
Otorrinolaringologia
Laringoscopia:
Este é um tipo de exame no qual as vias aéreas altas são analisadas através de um endoscópio. É algo bastante realizado, principalmente, para diagnóstico de doenças na faringe. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito da laringoscopia considerando os seguintes tópicos:
O que é a laringoscopia?
É um exame realizado para a análise do nariz, da laringe, da faringe e da boca. Estes locais são observados com o uso de um pequeno tubo flexível que recebe o nome de endoscópio. Este aparelho consegue gerar imagens ampliadas do local e em alta resolução. Geralmente ele é composto por uma fonte de luz somada a um reprodutor de imagem. Esta imagem pode ser gerada via fibra óptica ou através de micro-câmeras, por exemplo.
Quando é indicado?
A laringoscopia é uma importante ajuda no diagnóstico de lesões orgânicas ou funcionais da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe, laringe e, em especial, das cordas vocais. Assim, deve se submeter ao exame quem apresente:
- Rouquidão ou disfonia por um longo período de tempo.
- Tosse crônica ou com sangue.
- Dificuldade ou dor para engolir.
- Refluxo gastroesofágico.
- Aftas frequentes.
- Sensação de globus faríngeo (sensação comum e desconfortável de um caroço na garganta).
- Pacientes com antecedentes familiares de câncer de cabeça e pescoço.
- Tabagistas crônicos, etc.
Como é o procedimento?
O exame de laringoscopia geralmente é feito em ambulatório e dura de 5 a 10 minutos. Normalmente, o paciente está assentado e apenas pede-se a ele que ponha língua para fora. A laringe e a faringe devem receber previamente uma anestesia tópica, geralmente sob a forma de spray, após o que o laringoscópio é introduzido pela boca ou por via nasal, conforme o caso, e direcionado às regiões que se deseja examinar. O exame não causa maiores incômodos que os decorrentes da introdução do aparelho, mas alguns pacientes podem reagir com espirros, tosse, náuseas e vômitos. Outros podem ter uma maior reação ao exame necessitando, a critério médico, receber uma sedação venosa que os mantenha mais calmos e adormecidos, caso em que devem estar deitados em uma cama ou maca.
Quais são os preparativos?
O exame simples de laringoscopia não exige qualquer preparo prévio e permite ao paciente retornar às suas atividades logo após o procedimento. A laringoscopia pode ser feita em pacientes de qualquer idade, mas a laringoscopia feita pela boca geralmente precisa contar com alguma colaboração do paciente, o que só é possível a partir dos 12 ou 13 anos de idade. Em crianças menores o endoscópio flexível é mais aconselhável.
O que ocorre após o exame?
Quando se trata do exame simples, o paciente pode ser liberado em seguida, para retomar sua rotina diária. Quando recebe sedação, ele deve aguardar pelo menos por trinta minutos para que o efeito da medicação se desfaça. Nesses casos, deve contar com um acompanhante, uma vez que não deve dirigir ou realizar tarefas complexas nas doze horas que se seguem à sedação. Também há possibilidade, embora rara, da medicação da sedação causar agitação, amnésia prolongada ou sonolência excessiva. Nas horas que se seguem ao exame o paciente deve evitar tossir, espirrar ou assoar o nariz. Pode ocorrer uma rouquidão após o exame, rapidamente passageira.
Dra. Fabiola Nogueira Caldas
Reunião da FAZ – Fortaleza Azul, no auditório da Pulmocenter!
No último dia 18/ às 9h, o Pulmocenter cedeu suas instalações para a reunião da FAZ – Fortaleza Azul. A reunião tratou das orientações para utilização das isenções de impostos para aquisição de veículos novos, com a parceria da Empresa NewLand, além da eleição do Conselho Fiscal. O Pulmocenter apoia e parabeniza a todos os envolvidos pela conquista e iniciativa de divulgação.
#Pulmocenter #JuntosSomosMaisFortes